Certo dia, um senhor, com aproximadamente oitenta anos, visitou o Instituto de Yoga Clássico de Campinas com muitas dúvidas sobre a prática do Yoga em sua idade.
Para atender as necessidades e oferecer os benefícios necessários para este senhor e para as outras pessoas com a mesma faixa etária, organizamos aulas específicas para este público.

O que abordamos nas aulas do Yoga para 3ª Idade e quais os aspectos enfatizados?

Todos os itens que compõem o Hatha-Yoga são trabalhados nas aulas, ou seja, ásanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios respiratórios), dharana (concentração), yoga nidra (relaxamento) e os Yamas e Nyamas (observações e restrições a serem praticadas para evoluir no caminho espiritual).

Tudo é vivenciado e experimentado com alegria, serenidade, disciplina e atenção, principalmente para que os limites físicos e condições de saúde sejam respeitados.

Os ásanas são praticados, entre outros objetivos, para corrigir posturas, aliviar dores, tornar as articulações mais flexíveis.

Os pranayamas melhoram a capacidade respiratória e a vitalidade.

A concentração e o relaxamento melhoram a qualidade de vida do praticante, aliviam sintomas de ansiedade, depressão, insônia, aumentam a disposição para executar atividades diárias e afloram a
autoconfiança.

Os benefícios que o praticante do Yoga na 3ª Idade usufrui são inúmeros, porém o mais valioso é o resgate da auto-estima. O idoso chega tímido, ansioso, com uma série de auto-limitações (muitas vezes
criadas pela falta de confiança em si mesmo) e, de repente, descobre que é uma pessoa importante para o mundo e que ainda tem contribuições valiosas a oferecer.

A partir deste estágio, ele passa a encarar todos os desafios do dia-a-dia com determinação e coragem, e isto o estimula a nunca desistir da vida. Passa a adotar e vivenciar o Yoga em todos os momentos, encontrando a paz interior e se tornando muito mais feliz.

O Yoga proporciona ao praticante a oportunidade de sociabilizar-se. Durante as aulas, é possível compartilhar suas experiências sobre o progresso já obtido, tais como: melhora na pressão arterial, na
flexibilidade das articulações, diminuição dos sintomas decorrentes de insônias, medo do futuro e dos fatos de sua vida familiar. Os alunos trocam, ainda, informações sobre seus filhos, netos, experiências passadas e expectativas futuras. É um momento que desfrutam com muito prazer e alegria.

Outro fator a ressaltar é o seu grau de comprometimento com a prática constante do Yoga. Os alunos são motivados a adquirir livros para aprofundar-se no assunto pedem orientações para que possam praticar
em casa, trazem ao grupo informações adicionais. Isto proporciona uma busca constante de novos estímulos e gera um sentimento de gratidão profunda pela oportunidade de usufruir de todos os benefícios que, comprovadamente, esta filosofia milenar pode proporcionar.

Por: ProfªRenata Andrade